

Em comemoração do mês da História e Herança Portuguesas, a Federação de Empresas e Profissionais Luso-Canadianos (FPCBP) anunciou no dia 12 de junho os vencedores do seu décimo concurso anual de redação (The Essay Contest) com o tema: Para mim, ser Luso-Canadiano significa ….
Na breve cerimónia, realizada no Consulado Geral de Portugal em Toronto, foram seis os jovens alunos que receberam os prémios pelas melhores redacções nas suas respetivas categorias.
Lisa Gomes, que fez parte do comité de seleção, disse que concorreram mais de vinte candidatos – que tinham a opção de enviar um texto em português ou em inglês – e que muitos dos jovens “escreveram mesmo de coração”.
A presidente da FPCBP, Cristina Martins, salientou todo o trabalho que tem sido feito nos últimos dez anos e referiu que o objetivo primário do concurso “é dar à juventude a oportunidade de refletir e celebrar ambas as heranças culturais de Portugal e do Canadá”.
Por seu lado, Júlio Vilela, Cônsul-Geral de Portugal em Toronto, reiterou que a promoção de iniciativas do género são importantes para os jovens que, de alguma maneira, “expressam os seus sentimentos e as suas dificuldades de viver em dois mundos ao mesmo tempo”. E agradeceu aos pais e avós por incentivarem os jovens a continuarem os seus estudos académicos e a aprofundar o seu conhecimento da língua portuguesa e da história de Portugal.