LIBERAIS PREVEEM GASTAR MAIS 14 MIL MILHÕES DE DÓLARES NA DEFESA

O Canadá vai aumentar as despesas anuais na defesa em 13,9 mil milhões de dólares na próxima década, disse o ministro da Defesa, Harjit Sajjan, na quarta-feira, quando revelou a tão esperada visão do governo Liberal para expandir as Forças Armadas do Canadá.

O dinheiro será usado para fardar outras 5000 tropas e adicionar novas capacidades modernas, como deixar as forças armadas conduzir ciberataques e comprar drones armados para ataques aéreos não tripulados. Isso também irá compensar o aumento do custo financeiro e político da compra de novos navios de guerra e aviões de combate.

Sajjan descreveu o plano como focado em resultados e capacidades necessários para garantir que o Canadá seja forte em casa, seguro dentro da América do Norte e capaz de cumprir as suas responsabilidades internacionais.

Sajjan não respondeu diretamente, no entanto, quando foi questionado se as despesas adicionais seriam financiadas por défices maiores ou cortes de gastos em outras áreas.

O ministro dos Transportes, Marc Garneau, caracterizou o plano como um “novo curso” para os militares do Canadá, tanto para “enfrentar os complexos desafios de defesa de hoje” quanto para se preparar para futuras exigências. O governo também se comprometeu com uma grande quantidade de dinheiro para apoiar melhor o pessoal militar do Canadá, particularmente os doentes e feridos, bem como os membros da família.

Ainda assim, e embora algum do dinheiro vá começar a fluir imediatamente, o tão aguardado documento de política de defesa mostra que “a torneira não deverá abrir” totalmente até às próximas eleições.

As autoridades justificam que o adiamento é necessário para garantir que o dinheiro estará disponível quando for necessário.

Fonte: Canadian Press