“LEST WE FORGET”: CANADIANOS HONRAM MORTOS DE GUERRA EM TODO O PAÍS

Um dignitário coloca uma coroa de flores no Memorial aos Veteranos do Ontário, no Queen's Park, Toronto. LA/CMC
Um dignitário coloca uma coroa de flores no Memorial aos Veteranos do Ontário, no Queen's Park, Toronto. LA/CMC
Um dignitário coloca uma coroa de flores no Memorial aos Veteranos do Ontário, no Queen's Park, Toronto. LA/CMC
Um dignitário coloca uma coroa de flores no Memorial aos Veteranos do Ontário, no Queen’s Park, Toronto.
LA/CMC

Os canadianos honraram na sexta-feira os mortos de guerra do país, veteranos e aqueles que ainda servem em serviços do Dia da Memória em todo o país.

Em Toronto, as cerimónias foram realizadas no Old City Hall Cenotaph e em centros cívicos em toda a cidade.

Às 11:00 horas, os sinos tocaram no Cenotaph, seguido de dois minutos de silêncio. O serviço também incluiu hinos, orações de lembrança, a colocação de grinaldas e um sobrevoo pela Canadian Harvard Aircraft Association e o Canadian Warplane Heritage Museum.

Uma grande multidão aglomerou-se para a cerimónia, incluindo o presidente John Tory que colocou uma coroa de flores e falou na cerimónia.

No início do dia, uma cerimónia ao nascer do sol foi realizada no Cemitério Prospect, na St. Clair West, perto da Avenida Lansdowne, às 7:30 horas da manhã.

Em outros pontos da cidade, teve lugar uma cerimónia no Veteran’s Memorial, no Queen’s Park, às 10:45 horas da manhã. Houve também lugar a um serviço no Memorial da Torre dos Soldados no campus da Universidade de Toronto.

Num tributo comovente, grupos de gaitas-de-foles estiveram estacionados em nove cruzamentos na Yonge Street, entre as ruas Richmond e Alexander. Após o silêncio de dois minutos, às 11:00 horas, eles tocaram “The Lament”. Os outdoors digitais na Yonge-Dundas Square também fizeram uma pausa às 11:00 horas e exibiram uma imagem da papoila.

Na manhã de sexta-feira, no Sunnybrook Veterans Centre, os veteranos de guerra puderam registar o momento ao olhar para um “mar de bandeiras canadianas”. Como parte da Operação Içar uma Bandeira, os voluntários plantaram cerca de 30.000 bandeiras na área verde do centro na noite de quinta-feira.

Os veículos da TTC também pararam para assinalar dois minutos de silêncio.

Enquanto isso, na cerimónia do Dia da Memória, em Otava, a Torre da Paz registou a hora, com as notas musicais do “The Last Post” a ecoarem sobre o Memorial da Guerra Nacional.

Presentes no local, uma enorme multidão de veteranos, membros militares em serviço e civis.

O primeiro-ministro Justin Trudeau e outros dignitários, incluindo o governador David Johnston, também não faltaram à cerimónia. Eles colocaram coroas de flores e cumprimentaram os veteranos.