Labour Day de ouro

Correio da Manhã Canadá

A 5 de setembro, véspera do Labour Day, terminam os Jogos Paralímpicos de Tóquio. Na cidade que também é capital nipónica, Aurélie Rivard, conquistou o primeiro ouro para o Canadá.

A atleta fez um trabalho meritório, tendo batido o seu recorde pessoal, em prol do país e, agora, pode gozar o merecido descanso na segunda-feira, 6 de setembro. O dia do tão aguardado Labour Day. Este ano, será diferente para ela e para os cerca de 38 milhões de residentes no Canadá, mais de 480 mil portugueses e lusodescendentes.

Apesar dos eventos que vão ocorrer, um pouco por todo o país, como vai poder ler no nosso jornal, caro leitor, a cautela é essencial, pois todo o cuidado é pouco. Vivemos em pandemia, convém estarmos cientes da nossa imensurável responsabilidade social.

Toronto, Brampton, Mississauga, Ottawa e Montreal… A propósito, já sabe onde vai celebrar o Labour Day? Este ano, o feriado será dourado, face a 2020. Sim, é um facto. Lembra-se onde estava, no ano passado? Possivelmente no conforto do seu lar. Em 2021, com o aumento da vacinação no Canadá, algumas portas se abrem, outras se mantêm fechadas. Nada de novo, por estes dias. As cidades, as províncias querem arrumar a casa para a abertura em definitivo. Vão abrindo-as aos poucos, confiando e agraciando todos os que têm contribuído para um processo mais acelerado do que o estipulado à partida.

Apesar da preocupante variante Delta da Covid-19 que vem assolando o país, o Labour Day vai ser celebrado nas ruas. É da mais elementar importância referir que não deve, em caso algum, reinar a descuido. Será aceitável uma despreocupação consciente, no máximo.

Será que vale a pena retroceder e tornar, no fim das contas, este Labour Day de ouro num regresso ao passado? Lembre-se da crise, do desemprego, da sua saúde e da dos seus. Há Associações como a First Portuguese (que destacamos também no nosso jornal), com mais de meio século de história no Canadá, que estão ainda a passar por dificuldades. Lembre-se delas, lembre-se de si. Lembre-se principalmente que o objetivo é tornar este Labour Day um dia de ouro. Fazer o que Aurélie Rivard fez no passado fim de semana: subir ao lugar mais alto do pódio em Tóquio. Fá-lo-emos na segunda-feira. Até lá.