
O grupo de media La Presse, com sede em Montreal, está a planear adotar uma estrutura sem fins lucrativos se a província de Quebec permitir, anunciou esta terça-feira a empresa.
A mudança estrutural exige que o governo de Quebec revogue uma disposição de um ato adotado em 1967 em relação à propriedade da La Presse, adiantou a publicação em língua francesa.
A Power Corporation of Canada, cuja subsidiária Square Victoria Communications Group detém atualmente a publicação com 130 anos, concederá 50 milhões de dólares ao empreendimento.
Sob a nova estrutura, a Power Corp. deixará de ser a proprietária da empresa de comunicação nem terá qualquer vínculo com a estrutura sem fins lucrativos.
A media tradicional no país está a lidar com o problema da perda de receita de publicidade, resultando em demissões em massa, fecho de publicações e uma redução nas edições impressas e um aumento nas publicações on-line.
Há quase um ano atrás, a La Presse anunciou que encerraria sua edição impressa em 2017 e publicaria apenas na internet.
A organização instou o governo federal a apoiar financeiramente a imprensa escrita por através de modelos filantrópicos e assistência direta quando fez o seu anúncio.
O governo canadiano indicou que faria isso no seu último orçamento, apresentado em fevereiro.
O governo liberal propôs 50 milhões de dólares ao longo de cinco anos para apoiar organizações não governamentais independentes que estimularão o jornalismo local em comunidades carentes.
O orçamento indica ainda que o governo irá estudar no próximo ano modelos que permitam doações privadas ou apoio filantrópico para jornalismo sem fins lucrativos e notícias locais.
O presidente da La Presse, Pierre-Elliott Levasseur, disse que a decisão de se tornar uma entidade sem fins lucrativos deve ser tomada.
“Eu não acho que haja uma pessoa em Quebec ou no resto do Canadá que vá dar dinheiro à La Presse na forma de doação, sabendo que a Power Corp. é a proprietária”, disse numa conferência de imprensa em Montreal.
“Então, acho que o que estamos a fazer é abrir a porta para doações de grandes empresas, de grandes doadores, bem como do cidadão comum que entende o papel que a La Presse desempenha na sociedade”, frisou o presidente.