KING STREET SEM CARROS PODERÁ SER CONSIDERADA EM PROJETO PILOTO

Elétrico 504 King (Imagem de arquivo)
Elétrico 504 King (Imagem de arquivo)
Elétrico 504 King (Imagem de arquivo)
Elétrico 504 King (Imagem de arquivo)

A cidade de Toronto estará a procurar renovar uma parte da King Street e torná-la uma zona sem carros.
Na quarta-feira, a cidade lançou o site King Street Pilot Study que vai olhar para várias opções para um trecho de seis quilómetros da estrada desde a River Street, no Leste, para a Dufferin Street, no Oeste.
De acordo com um relato, a urbanista chefe da cidade, Jennifer Keesmaat, disse na conferência Green Cities, na quarta-feira, que a cidade está a analisar se a King deveria ser exclusivamente dedicada ao transporte público, peões e ciclistas.
Uma das ideias que poderão ser exploradas é tornar uma porção da King livre de carros. Keesmaat não elaborou as opções consideradas para os projetos-piloto. Eles serão revelados e discutidos numa reunião pública marcada para 13 de fevereiro.
Fazer alterações à King tem estado no topo das preocupações para Keesmaat. No verão passado, ela escreveu um comentário no Toronto Star em que ela afirmava: “A King Street precisa mudar”.
De acordo com a cidade, a King é a rota de trânsito de superfície mais congestionada em Toronto, totalizando mais de 65 000 passageiros por cada dia da semana. No entanto, com o congestionamento de tráfego na King, os elétricos não conseguem deslocar-se ao longo da sua rota em tempo útil, o que leva a situações frequentes de veículos superlotados.
O estudo está a ser conduzido pelo departamento de planeamento municipal, a TTC, e os Serviços de Transporte, e irá contar com sugestões de uma equipa de consultoria que inclui especialistas internacionais.
Fonte: Citynews