

O autor de Toronto Kevin Hardcastle venceu o prémio literário Trillium, no valor de 20.000 dólares, em idioma inglês, para a sua coleção de contos de estreia, Debris.
O Trillium Book Award foi fundado pelo governo do Ontário em 1987 para apoiar os escritores do Ontário. Os vencedores anteriores do prémio de prestígio incluem Margaret Atwood, Alice Munro, Austin Clarke e Thomas King.
Debris , de Hardcastle, é uma coleção de 11 histórias centradas em comunidades isoladas em todo o Canadá e investiga a vida interior dos membros marginalizados dessas sociedades. Foi nomeado este ano para o Kobo Emerging Writer Prize e o Danuta Gleed Literary Award.
A editora de Hardcastle, a Biblioasis, baseada em Windsor, Ontário, receberá 2.500 dólares. É a primeira vez que a editora independente conquista um Trillium Book Award.
Soraya Peerbaye conquistou o Trillium Book Award para a poesia em Inglês, no valor de 10 mil dólares, com a sua coleção Tell: poems for a girlhood. A coleção é sobre o assassinato violento da adolescente Reena Virk, da Colúmbia Britânica, em 1997.
Peerbaye também foi finalista do prémio de poesia Griffin, que foi ganho por Liz Howard pelo trabalho Infinite Citizen of the Shaking Tent.
A Pedlar Press, a editora de Tell, vai receber um prémio de 2.000 dólares.
Fonte: CBC News