JUSTIN TRUDEAU ANUNCIA PLANO QUE PROMETE ZERO EMISSÕES ATÉ 2050

Foto: Justin Trudeau Prime Minister of Canada Page
Foto: Justin Trudeau Prime Minister of Canada Page

O primeiro-ministro Justin Trudeau anunciou ontem um novo plano que promete zero emissões líquidas de gases com efeito de estufa até ao ano de 2050. Um projeto ambicioso que promete mudanças já para 2030.

Justin Trudeau, o primeiro ministro do Canadá, revelou um plano que pretende reduzir as emissões de gases com efeitos de estufa até 2030 e alcançar zero emissões líquidas no país até 2050. Uma ambiciosa meta, que tem sido alvo de algumas críticas.

O ministro do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Jonathan Wilkinson, apresentou a C-12, um projeto de lei que, caso seja aprovado, obrigará não só o atual, mas também os futuros governos a estabelecer metas obrigatórias para atingir as zero emissões líquidas até 2050.

A meta de zero emissões líquidas em 2050 pressupõe a total absorção das emissões produzidas daqui a 30 anos, através, por exemplo, do plantio de árvores, que eliminam o carbono da atmosfera.

Este plano inclui a criação de um conselho consultivo externo, que o primeiro-ministro seria obrigado a consultar antes de definir quaisquer metas. Por outro lado, não indica os passos específicos a tomar na redução das emissões.

Grupos ambientalistas, que se mostram satisfeitos com o compromisso do governo, alertam que deveria ser tomada uma ação muito antes de 2030, e estabelecida uma meta já para 2025.

Assim como Trudeau, estes grupos garantem que o Canadá pode tornar-se um líder global em matérias do ambiente, ao atingir estas metas.

Mas, de acordo com o Painel Internacional de Alterações Climáticas (IPCC), é necessário chegar à meta de zero emissões líquidas até à primeira metade do século, de forma a evitar o aumento da temperatura global.