JULIE PAYETTE, GOVERNADORA GERAL DO CANADÁ, RESIGNOU AO CARGO

Foto: Wikipedia
Foto: Wikipedia

Uma notícia que apanhou muitos canadianos de surpresa: Julie Payette resignou esta tarde e não será mais a Governadora Geral do Canadá.

Uma situação sem precedentes no Canadá. A Governadora Geral Julie Payette resignou ao cargo, após a conclusão de um relatório que apurou denúncias de assédio moral e agressões verbais com gritos e ofensas aos funcionários do Rideau Hall.

O ambiente de trabalho “tóxico” foi denunciado por colaboradores atuais e também por outros profissionais que não suportaram a pressão e demitiram-se.

A ex-astronauta foi nomeada em 2017 e desde então, de acordo com as denúncias, juntamente com sua secretária particular Assunta Di Lorenzo, promovia situações constrangedoras aos colaboradores que atuavam sob sua responsabilidade.

Desde o início da investigação, Payette, que foi indicada ao cargo pelo Primeiro-Ministro, tendo sido aprovada pela Rainha Isabel II, queixava-se da falta de apoio de Trudeau perante as denúncias.

Um Governador Geral só pode ser demitido pela própria Rainha e mesmo assim com pedido do Primeiro Ministro. A resignação foi portanto a alternativa mais prática após a conclusão do relatório.

Especialistas explicam que o cargo pode ser ocupado interinamente pelo presidente do Supremo Tribunal até que um sucessor seja nomeado, mas ainda não há confirmação do que efetivamente vai acontecer.”