JUÍZA-CHEFE BEVERLEY MCLACHLIN DEIXA O SUPREMO TRIBUNAL NO DIA 15 DE DEZEMBRO

(Fred Chartrand/The Canadian Press)
(Fred Chartrand/The Canadian Press)
(Fred Chartrand/The Canadian Press)
(Fred Chartrand/The Canadian Press)

A juíza-chefe Beverley McLachlin vai deixar o Supremo Tribunal do Canadá em dezembro, depois de 28 anos no tribunal, incluindo quase 18 anos como chefe.

McLachlin, de 74 anos, é a primeira mulher a ocupar a posição de topo no supremo tribunal e também é a juíza-chefe com mais anos de serviço no Canadá. Ela vai sair no dia 15 de dezembro, cerca de nove meses antes da sua aposentação legalmente obrigatória, no seu 75º aniversário, festejado em setembro de 2018.

Ela foi jurada como uma juíza do Supremo Tribunal em 1989 e foi nomeada juíza-chefe 11 anos depois.

Como chefe de justiça, McLachlin incentivou uma melhor compreensão da lei. Ela trabalhou para reduzir o número de vozes nas decisões do tribunal, para melhorar a clareza e certeza. Ela promoveu melhores relações com os jornalistas, oferecendo “media lockups” que permitiram que os jornalistas obtivessem explicações mais completas dos altos funcionários do tribunal sobre decisões importantes.

McLachlin cresceu em Pincher Creek, Alberta, tendo estudado na Universidade de Alberta, onde obteve um bacharelado e mestrado em filosofia e um diploma de Direito.

Ela foi convocada para a barra do tribunal de Alberta em 1969 e para a barra de tribunal da Colúmbia Britânica em 1971, tendo exercido direito em ambas as províncias. Ela também lecionou durante sete anos na faculdade de direito da Universidade da Colúmbia Britânica.

Em abril de 1981, foi nomeada para o Tribunal do Distrito de Vancouver. Em setembro desse ano, foi nomeada para o Supremo Tribunal da Colúmbia Britânica. Ela foi nomeada para o Tribunal de Recurso da Colúmbia Britânica em dezembro de 1985 e tornou-se juíza-chefe do Supremo Tribunal da Colúmbia Britânica em setembro de 1988.

Em abril de 1989, ela foi jurada no Supremo Tribunal do Canadá e tornou-se juíza-chefe em janeiro de 2000. Ela tem sido um prolífico autor de decisões, ensaios e artigos numa ampla variedade de publicações.

Fonte: Canadian Press