
Vários editores de jornais no Québec formaram uma aliança para exigir que o governo provincial estabeleça um programa de financiamento para os ajudar na transição para o digital.
A aliança afirma que os seus membros são todos confrontados com a diminuição da receita, em parte porque o dinheiro da publicidade fluiu para plataformas de rede social.
Para ajudar a Média impressa, a aliança está a pedir à província para estabelecer um programa de assistência financeira temporária de cinco anos para os jornais e para abolir o imposto de vendas em jornais vendidos.
Também procura um crédito fiscal restituível cobrindo 40 por cento dos custos de produção e 50 por cento dos seus investimentos em plataformas digitais.
A aliança também quer um “aumento significativo” no orçamento do governo para a publicidade em jornais do Québec enquanto passam pelo o que Claude Gagnon, o presidente e CEO do Groupe Capitales Medias, classifica de uma “profunda revisão” dos seus modelos de negócios.
Brian Myles, diretor do jornal Le Devoir de Montreal, diz que o grupo quer que o governo conceda uma “exceção cultural” para a indústria de informação da província, argumentando que os jornais diários e semanais são “vitais para preservar a diversidade de vozes da Média” e enriquecer o debate na província.
Fonte: Canadian Press