
Os políticos canadianos e líderes empresariais estão a recordar Jim Prentice como um homem dedicado ao serviço público e um colega afável, após a sua trágica morte num acidente de avião na área de Kelowna, Colúmbia Britânica, na quinta-feira.
Prentice, de 60 anos de idade, estava a voar de Kelowna num Cessna Citation, com três outros passageiros, no seguimento de uma viagem de golfe. Não houve sobreviventes.
O sogro da sua filha, Ken Gellatly, também morreu no acidente. Num breve comunicado, a família disse que a perda de dois entes queridos de uma só vez era “incrivelmente dolorosa”.
Ainda não se sabe o que causou o acidente. O pequeno avião, construído em 1974, deixou o Aeroporto Internacional de Kelowna, às 21:32 horas de quinta-feira, subiu para uma altitude de 8.600 pés e, de repente desapareceu do radar, por volta das 22:15 horas, de acordo com as autoridades aeroportuárias e um relatório preliminar da Transport Canada.
A empresa proprietária do avião, com sede em Calgary, a Norjet Inc., disse que pretende cooperar com o Conselho de Segurança de Transportes e irá divulgar mais detalhes, com o decorrer da investigação.
Prentice foi um ex-primeiro-ministro de Alberta e ex-ministro do ministério federal no governo conservador de Stephen Harper. Ele deixou a política federal em 2010, para assumir um emprego como vice-presidente sénior executivo do CIBC e mais tarde passou para a liderança do partido Conservador em Alberta.
Após a notícia, surgiram em catadupa as condolências de vários quadrantes políticos.
O Transportation Safety Board of Canada enviou uma equipa de investigadores para o local do acidente.
Fonte: CTV News