JAPÃO EM ALERTA MÁXIMO PELA PASSAGEM DO TUFÃO NEOGURI

japãoO tufão Neoguri é esperado na terça-feira, deverá tocar i extremo sul do Japão, mas a agência meteorológica japonesa lançou esta segunda-feira um alerta máximo de aviso para ventos que devem chegar aos 260 quilómetros por hora.
Este tipo de alerta é acionado em caso de risco de perdas humanas e de estragos em massa e foi decidido pelo tufão Neoguri se dirigir para as ilhas como Miyako e Okinawa.
Perante as previsões de ventos muito violentos e chuvas torrenciais, as autoridades meteorológicas japonesas recomendam à população que fique em suas casas e que evite deslocações não indispensáveis.
O tufão Neoguri, expressão que em coreano significa guaxinim, pode atingir uma violência quase inédita e um meteorologista deixou o aviso: “Estejam prontos para a evacuação”.
O tufão pode produzir chuvas muito fortes (80 mm/hora) numa área vasta do sul do arquipélago japonês, começando em Okinawa, o que já levou por precaução, a base militar americana de Kadena, a mais importante da força aérea em Okinawa, a retirar os aviões do local, no domingo.
O comandante americano, James Hecker, afirma que é o tufão mais violento anunciado na ilha em 15 anos. Nós estamos à espera que ele chegue cá terça-feira de manhã”.
A agência meteorológica não exclui que o tufão, que se desloca atualmente a 25 km/h em direção ao nordeste, chegue igualmente a uma ou mais das quatro principais ilhas do arquipélago, ainda que com menos força, depois de efetuar uma viragem rumo ao este.
O tufão já começou a causar precipitação num largo perímetro na ilha de Kyushu, no sul do país, onde são temidos deslizamentos de terras, mas também pode transformar-se numa depressão antes de chegar à ilha central de Honshu, onde se situam as grandes cidades de Osaka (oeste), Nagoya (centro) e a capital Tóquio (este).