

O vice-líder do NDP do Ontário, Jagmeet Singh, está pronto para lançar uma candidatura à liderança federal na próxima semana, informou a Canadian Press.
Fontes familiarizadas com os planos de Singh dizem que ele fará o anúncio no Bombay Palace, em Brampton, Ontário, na noite de segunda-feira – o local onde ele realizou uma festa eleitoral em 2011, quando entrou na política provincial.
Também dizem que a sua campanha será liderada por Michal Hay, assistente executivo do vereador municipal de Toronto, Michael Layton – filho do falecido líder do Partido Nacional (NDP), Jack Layton.
Apoiantes de Singh observam que ele tem o apoio de outros Novos Democratas, incluindo Nahanni Fontaine, membro da Legislatura de Manitoba, Ali Chatur, copresidente da ala do partido, organizador do Québec e ex-escritor do discurso de Layton, Willy Blomme, e Harkirat Singh, membro do conselho escolar de Peel.
Singh, um advogado de defesa criminal de 38 anos e sikh turbante, foi nomeado para vice-líder do NDP do Ontário, liderado por Andrea Horwath, na primavera de 2015.
Na altura, Horwath salientou que Singh era uma “força dinâmica” na política, acrescentando que ele aumentou a participação política entre os jovens que o viam como um líder da comunidade e mentor.
Singh, considerado um líder jovem e enérgico, também recebeu nomeações da revista Toronto Life para as suas listas dos “50 Mais Influentes” e “Toronto’s Best Dressed”.
Há quatro candidatos oficiais na longa corrida para substituir Tom Mulcair como líder do NDP, no próximo mês de outubro.
Os concorrentes atuais incluem o deputado federal da Colúmbia Britânica, Peter Julian, o deputado federal do Ontário, Charlie Angus, o deputado federal de Manitoba, Niki Ashton, e o deputado federal do Quebeque, Guy Caron.
Fonte: Canadian Press