
Jagmeet Singh está a deixar o cargo de vice-líder do NDP do Ontário, enquanto se candidata à liderança do partido federal, mas não irá renunciar ao assento parlamentar que detém na legislatura provincial.
O escritório da líder do NDP do Ontário, Andrea Horwath, disse em comunicado, na terça-feira, que ela e Singh concordaram que durante a sua candidatura à liderança federal ele deixará o seu posto de vice-líder.
Durante a corrida pela liderança do partido, os seus postos de crítico do governo e serviços ao consumidor, procurador-geral e direção antirracismo, serão divididos entre os colegas do grupo parlamentar.
Depois de lançar a sua campanha para conquistar a liderança do NDP, na noite de segunda-feira, Singh disse que iria manter o seu assento parlamentar, em representação de Bramalea-Gore-Malton, porque ele já tinha antes uma agenda ocupada e ainda assim tinha tempo para ajudar os seus eleitores.
A legislatura do Ontário entra no período de férias a 1 de junho, retomando as atividades parlamentares em setembro, altura em que começa a votação online para a liderança federal.
Singh disse que, mais à frente, iria apresentar uma plataforma política, mas listou as principais questões que o Canadá enfrenta como a desigualdade, as alterações climáticas, a reconciliação indígena e a reforma eleitoral.
Fonte: The Canadian Press