Na vibrante cidade de Brampton, em Ontário, o Festival Multicultural Carabram anual estava mesmo ao virar da esquina. Era um evento muito aguardado que juntava pessoas de diversas origens para celebrar as suas culturas, tradições e claro, uma boa degustação de pratos típicos.
No meio dos preparativos do festival, o Correio da Manhã Canadá esteve na festa do Billyard Insurance Group, uma importante empresa luso-canadiana, que decide há dois desempenhar um papel ativo no quotidiano dos luso-canadianos, sobretudo nos recém-chegados ao país. Uma preciosa ajuda para todos.
De volta às tradições religiosas, seguimos para o Senhor da Pedra. Esta tradição religiosa única teve origem em Portugal e encontrou um lar em Toronto. É um momento para os visitantes ficarem fascinados com a complexidade da estátua e com a história por detrás desta tradição milenar.
No meio das festividades, outro acontecimento digno de nota estava a ter lugar no Canadá. Maria Isaltina, uma mulher luso-canadiana, estava a celebrar o seu 100.º aniversário. A emigrante açoriana que veio ao Canadá com os três filhos é parte integrante da sociedade luso-canadiana. A família saiu dos Açores na década de 60. Uma
história de vida, de força e de coragem que vale a pena ressaltar.
Entretanto, a poucos quilómetros de distância, a União Internacional dos Trabalhadores da América do Norte (LiUNA) Local 183 organizava o seu evento anual do Dia da Família. A LiUNA Local 183, é um sindicato que representa trabalhadores da construção civil, orgulha-se da força de trabalho diversificada que representa. Como parte do seu compromisso para com a inclusão e a construção da comunidade, convidaram pessoas de todas as origens a juntarem-se à celebração do Dia da Família.
Durante o Dia da Família, o sindicato apresentou as tradições, artes e culturas dos seus membros, com uma justa homenagem também aos reformados.
O Festival Multicultural Carabram, o segundo aniversário do Billyard Insurance Group, a procissão do Senhor da Pedra, a celebração do 100.º aniversário de Maria Isaltina e o Dia da Família da LiUNA Local 183 convergiram para criar uma bela tapeçaria de intercâmbio cultural e espírito comunitário no Canadá. Estes eventos, e outros também em destaque nesta edição, juntaram as pessoas, promovendo a compreensão e realçando a importância da inclusão e da unidade numa sociedade diversificada.