INSTITUIÇÕES LUSÓFONAS PREPARAM PARCERIA DE INOVAÇÃO PARA VALORIZAR RECURSOS NATURAIS

LusaMacau, China, 19 set (Lusa) — Mais de uma dezena de instituições já aderiram à ideia de criar uma Parceria de Inovação para a Valorização dos Recursos Naturais dos Países de Língua Portuguesa, cujo memorando, apresentado hoje em Macau, vai ser firmado em breve.

Apresentado numa mesa redonda no último dia do XXIV Encontro da Associação de Universidades de Língua Portuguesa (AULP), o projeto visa “promover a identificação das necessidades e valências (…) e, à semelhança das Parcerias de Inovação Europeias, dinamizar a cooperação interdisciplinar e a criação de consórcios para candidaturas a projetos internacionais em áreas de interesse”, considerando “o manancial de plantas endémicas e medicinais existentes nos países de língua portuguesa ainda inexploradas”.

A Saúde e a Nutrição figuram como as principais áreas no arranque da parceria a formalizar em breve. “Não queremos atrasar este processo. Vamos incentivar uma rápida adesão para ser assinado o memorando de entendimento e, depois, o protocolo, para começarmos a trabalhar”, disse Amélia Pilar Rauter, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), à agência Lusa.