INQUÉRITO/BES: PRESIDENTE DA COMISSÃO RECONHECE QUE AUDIÇÃO DE ‘CONTROLLER’ PODIA TER SIDO À PORTA ABERTA

LusaLisboa, 07 jan (Lusa) – O presidente da comissão parlamentar de inquérito à gestão do BES e do Grupo Espírito Santo (GES) reconheceu hoje que a audição à porta fechada do ‘controller’ financeiro do grupo podia ter sido aberta à imprensa.

Fernando Negrão (PSD) justificou, em declarações aos jornalistas no final da audição, a sua posição com o facto de a “grande maioria das perguntas que envolviam ‘holdings’ e empresas ligadas ao GES” não terem sido respondidas, com o ‘controller’ financeiro [representante da função financeira] do GES, José Castella, a invocar “o segredo de justiça relativamente a inquéritos crime a decorrer no Luxemburgo”.

“Verificámos, na parte final, que possivelmente [a audição] poderia ter sido realizada à porta aberta”, admitiu Fernando Negrão, definindo contudo a presença do responsável do GES como “frutífera”, embora “de uma forma incompleta”.