INQUÉRITO/BANIF: CONSTÂNCIO EVITA QUESTÕES DURANTE IDA AO PARLAMENTO EUROPEU

LusaBruxelas, 07 abr (Lusa) — O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Vítor Constâncio, evitou hoje, no Parlamento Europeu, questões sobre o processo que levou à resolução e venda do Banif, “contornando” uma pergunta de um eurodeputado e ignorando as dos jornalistas.

Constâncio, que se deslocou à comissão de Assuntos Económicos e Monetários do Parlamento Europeu, em Bruxelas, para apresentar o relatório anual do BCE, ao ser questionado durante a sessão por um deputado espanhol do Podemos sobre o processo de resolução e venda do Banif ao Santander, limitou-se a responder que “não houve qualquer imposição” ao banco comprador, o Santander Totta.

“Relativamente à questão do Santander, o Santander tomou as suas decisões em total liberdade. Não houve qualquer imposição ou interferência nas decisões do Santander, isso é muito claro. O Santander tomou as suas decisões sem qualquer pressão ou interferência. Isso não podia acontecer e não aconteceu”, declarou, passando de imediato às questões seguintes.