INQUÉRITO NO QUEBÉC

IMAGEM: CBC
IMAGEM: CBC

Um inquérito que irá examinar a discriminação vivida pelos Indígenas do Quebéc nos serviços públicos, irá começar esta segunda-feira, em Montreal.

Este inquérito, que foi anunciado em dezembro de 2016, irá investigar a forma como as comunidades indígenas são tratadas pela polícia, pela agência de proteção de menores da província do Quebéc, o sistema de saúde e também o departamento de justiça e os seus serviços correcionais.

A presidir o inquérito encontra-se Jacques Viens do Tribunal Superior de Justiça, que apesar de estar reformado irá ter o seu mandato extendido por 10 meses para concluir este processo. Viens apesar de já ter feito inúmeras recomendações, terá que entregar um relatório final em setembro de 2019.

As comunidades índígenas do Quebéc serão ouvidas pela comissão presidida por Veins no próximo mês, e irá contar com inúmeros nativos que querem partilhar as suas experiências pessoais com o sistema público.

Este inquérito irá focar também o caso das raparigas e mulheres indígenas desaparecidas e como estes desaparecimentos são lidados pelas autoridades.