

O líder do NDP Thomas Mulcair e o líder conservador Stephen Harper estão praticamente empatados como o primeiro-ministro preferido, com o líder Liberal Justin Trudeau bem perto, de acordo com o mais recente inquérito de liderança realizado pela Nanos Research para a CTV e The Globe and Mail.
De acordo com os números mais recentes:
29,4 por cento dos inquiridos preferem o líder conservador Stephen Harper como primeiro-ministro
29,6 por cento preferem o líder do NDP Tom Mulcair
25,6 por cento preferem o líder Liberal Justin Trudeau
5,2 por cento dos canadianos preferem a líder do Green Party Elizabeth May como PM
9,4 por cento não tinham certeza.
Foi perguntado aos eleitores: “Dos líderes de partidos políticos federais atuais, por favor, classifique as suas duas primeiras preferências atuais para primeiro-ministro?”
Qualidades de um bom líder político
Quando feitas perguntas independentes sobre cada líder:
61,5 por cento dos inquiridos disseram que pensavam que Mulcair tem as qualidades de um bom líder político;
55,0 por cento dos inquiridos acreditam que Trudeau tem essas qualidades;
e, 50,5 por cento pensavam da mesma forma em relação a Harper;
Enquanto isso, quando perguntado se May tem as qualidades de um bom líder político, 35,4 por cento disseram que ela tem.
Nanos Party Power Index:
O NDP marcou 55,5 de um total possível de 100 pontos no Índice de Energia do Partido (Nanos), com os liberais a registarem 54,7 pontos, os conservadores 48,8 pontos, o Partido Verde 30,5 pontos e o Bloc Quebecois (Quebec) apenas 29,3 pontos.
O Índice é uma pontuação composta com base numa série de medições, incluindo as preferências de voto e de liderança.
Metodologia do Inquérito:
Um inquérito telefónico aleatório – quadro-duplo nacional (telefone de casa e telemóvel) – é conduzido a cada noite pela Nanos Research durante toda a campanha utilizando agentes reais. Cada noite, um novo grupo de 400 eleitores são entrevistados. Os números diários de rastreamento são baseados numa amostra de três dias composta por 1.200 entrevistas. Para atualizar o rastreamento, um novo dia de entrevista é adicionado e o dia mais antigo deixa de contar.
A margem de erro para um inquérito de 1.200 entrevistados é de mais ou menos 2,8 pontos percentuais. Esta margem varia para subpopulações, como apoiantes para os respetivos líderes.
Fonte: CTV News