Inflação no Canadá: Canadianos temem não conseguir alimentar a família

Foto: Erik Mclean/Unsplash
Foto: Erik Mclean/Unsplash

Os aumentos históricos da inflação estão, claro, a preocupar muitos canadianos. Um novo inquérito revela que 72% das famílias do Canadá temem não conseguir pôr comida na mesa por causa da subida galopante dos preços.

A grande maioria dos canadianos, sobretudo os que têm filhos, temem não conseguir alimentar as suas famílias, devido à inflação. É o que revela uma nova sondagem da Ipsos, realizada no início do mês.

72% das famílias com crianças receiam não conseguir pôr comida na mesa, valor que desce para os 57% entre as famílias sem filhos.

E à medida que o Banco do Canadá avança para aumentar as taxas de juro para conter a inflação, 80% das famílias com filhos temem não conseguir adaptar-se rápido o suficiente para fazer face às despesas.

De acordo com a Ipsos, o inquérito também revela uma divisão geracional. Os trabalhadores mais jovens estão cada vez mais aflitos com as suas finanças. Preocupação essa que é mais forte, em comparação com os seus pais e avós, que também experienciaram uma crise inflacionária nos anos 80.

A pesquisa da Ipsos descobriu ainda que há cada vez mais canadianos à procura de um novo trabalho ou de um aumento salarial, para fazerem face à subida de preços.

79% dos canadianos acham possível que os seus salários não acompanhem a inflação. Três em cada 10 (31%) planeiam mudar de emprego ou de carreira. Há mais mulheres (37%) a quererem mudar de trabalho do que homens (26%).

Por outro lado, quase metade dos canadianos (44%) tenciona pedir um aumento este ano. 39% dizem que esse pedido será mais alto do que o normal.