
A indústria de turismo de Montreal está bem e recomenda-se, de acordo com um novo relatório da Tourism Montréal.
A cidade acolheu 10,2 milhões de turistas em 2016, mais 3,5% do que no ano anterior.
Houve um aumento de 9,5 por cento de visitantes dos Estados Unidos, enquanto que as chegadas ultramarinas aumentaram 12,9 por cento. Os meses mais quentes provaram ser os mais atrativos: o turismo internacional aumentou 17,8% em julho, agosto e setembro, em relação ao mesmo período de 2015.
Esses visitantes extras totalizaram gastos adicionais no turismo no valor de 3,3 mil milhões de dólares, uma subida de 5,8% em relação ao mesmo período do ano passado.
O presidente e CEO do Turismo Montréal, Yves Lalumière, acredita que novas ligações aéreas diretas, promovendo Montreal para o mercado internacional e condições económicas favoráveis, contribuíram para o recente sucesso turístico da cidade.
O tráfego no Aeroporto Internacional Pierre Elliott Trudeau totalizou quase 16,6 milhões de passageiros no ano passado, mais 6,9% do que em 2015.
Os hotéis registaram também uma subida na taxa de ocupação. De acordo com a Associação Hoteleira da área metropolitana de Montreal, a taxa média de ocupação atingiu 74,3% nos hotéis em 2016, mais 1,3 pontos percentuais do que no ano anterior. O preço médio do quarto também aumentou 7 por cento para 167,73 dólares, pelo que a receita de alojamento subiu 7,8 por cento face a 2015.
Lalumière acredita que a previsão do turismo parece promissora para 2017 com o advento do 375º aniversário de Montreal.
A organização prevê um forte crescimento de turistas do México. Contabilizando apenas o mês de dezembro passado, o número de turistas mexicanos no Québec subiu 98,7 por cento, em relação a dezembro de 2015, principalmente devido ao cancelamento da exigência de visto para os viajantes no país.