
Barcelona, Espanha 27 set (Lusa) – O cabeça de lista da “Junts pel Sí” (Juntos pelo Sim) – a principal plataforma independentista da Catalunha – Raul Romeva exigiu hoje, ao votar em Sant Cugat del Vallès, que se respeite o resultado das eleições catalãs “seja ele qual for”.
“O povo vai falar e será necessário escutar o mandato democrático que se expresse. Estou absolutamente convencido de que, seja qual for o resultado, todos o vão respeitar e faremos o que o povo peça que façamos”, explicou Romeva após ter votado numa assembleia de voto onde, hoje de manhã, apareceram pintadas frases a favor da unidade de Espanha como “Visca Cataluya i Visca España” (Viva a Catalunha e Viva Espanha). As frases foram apagadas ainda antes da chegada de Romeva.
A Junts pel Sí considera estas eleições autonómicas como um “referendo de facto” sobre a independência da Catalunha e propõe, caso obtenha a maioria absoluta de 68 deputados no parlamento regional, iniciar um processo de separação negociada da região face a Espanha no prazo de 18 meses.