Incêndios no Canadá: Qualidade do ar melhora em algumas zonas, diz Environment Canada

FOTO: TWITTER/FIRE RESCUE CANADA
FOTO: TWITTER/FIRE RESCUE CANADA

A Câmara de Toronto vai ativar espaços adicionais nas áreas comuns dos abrigos devido ao fumo provocado pelos incêndios no país. No entanto, a qualidade do ar está a melhorar em algumas zonas como no sul de Ontário e do Quebec, mas o céu com fumo ainda se mantém noutras partes do país, segundo a Environment Canada.  

Os incêndios florestais no Canadá fazem manchete em todo o planeta. Por causa do fenómeno, grande parte do país tem registado uma má qualidade do ar. No entanto, na sexta-feira, 9 de junho, destacam-se algumas melhorias no sul de Ontário e no Quebec, segundo revelou a Environment Canada. 

Em Alberta, o pior índice de qualidade do ar situa-se perto de Fort Chipewyan, por causa de um incêndio fora de controlo. Wood Buffalo e Grande Prairie também contam com a qualidade do ar de alto risco. 

O mesmo se passa em Edmonton e Calgary. 

Melhor está British Columbia. Prevê-se que a qualidade do ar melhore em quase toda a província, exceto em Fort St. John. 

Na cidade mais populosa do Canadá, a Câmara Municipal referiu, num comunicado, que vai abrir espaços temporários, uma vez que o fumo que chega dos incêndios continua a contaminar o ar da GTA. 

A má qualidade do ar levou muitas escolas da região a cancelarem atividades ao ar livre. O Jardim Zoológico de Toronto reduziu o horário de funcionamento, por exemplo. 

Um aviso de qualidade do ar da Environment Canada está em vigor desde segunda-feira, 5 de junho e, dois dias depois, Toronto atingiu o nível 7 no índice da agência meteorológica nacional, apresentando um “risco elevado” para o público. 

A agência nacional de meteorologia está a pedir aos cidadãos com doenças pulmonares, idosos, crianças, grávidas e todos os que trabalham ao ar livre a tomarem precauções para protegerem a saúde e reduzirem a exposição ao fumo. O uso de máscaras nesta altura é uma mais-valia, garante a agência.