Incêndio em B.C.: Área ardida a sudoeste de Penticton duplica

Foto: B.C. Wildfire Service
Foto: B.C. Wildfire Service

A área ardida por causa de um incêndio a sudoeste de Penticton, em British Columbia (B.C.) já duplicou. As autoridades locais decidiram fazer queimadas para controlar as chamas.

Os bombeiros decidiram literalmente combater o fogo com fogo no Sul de Okanagan, numa altura em que Serviço de Incêndios Florestais de British Columbia (B.C.) tira partido do clima mais frio para conter um incêndio que tirou centenas de pessoas das suas casas.

De acordo com informações divulgadas esta quarta-feira, dia 3 de agosto, as equipas começaram a realizar queimadas controladas num incêndio florestal a sudoeste de Penticton, que o Serviço de Incêndios Florestais de B.C. diz ter crescido mais de 50%.

O incêndio florestal de Keremeos Creek passou então a cobrir cerca de 42 quilómetros quadrados.

Foi planeada uma ignição aérea na região. Ao mesmo tempo, os bombeiros queimaram árvores e arbustos perto da autoestrada 3A, que foi brevemente fechada na terça-feira, dia 2 de agosto, quando as chamas se aproximaram.

O calor abrasador e baixa humidade ajudaram a alimentar o incêndio florestal, que deflagrou a 29 de julho.

O Distrito Regional de Okanagan-Similkameen confirmou que 479 propriedades, incluindo a vila de Apex Resort, a oeste de Keremeos, permaneceram evacuadas, enquanto os moradores de outras 324 propriedades na área ficaram sob alerta de evacuação.

A 3 de agosto, a operação contava já com 252 bombeiros, apoiados por 10 helicópteros e quatro equipamentos pesados.