IMUNIZAÇÃO NAS PROVÍNCIAS ARRANCA NA PRÓXIMA SEMANA

Foto: Gustavo Fring/Pexels
Foto: Gustavo Fring/Pexels

O anúncio de Justin Trudeau acendeu a luz ao fundo do túnel da pandemia. Com a chegada de 249 mil doses da vacina da Pfizer já na próxima semana, um pequeno grupo de canadianos vulneráveis poderá vir a ser vacinado contra a Covid-19 ainda antes do Natal e do Ano Novo.

Várias províncias do Canadá já divulgaram os seus planos de vacinação, na sequência do anúncio do primeiro-ministro. Os executivos locais apelam à paciência, tendo em conta que, para já, a primeira remessa só cobrirá cerca de 125 mil canadianos. De notar que a vacina da Pfizer prevê a administração de duas doses para que seja eficaz.

Em Ontário, as autoridades admitem que há ainda incertezas sobre a distribuição inicial da vacina. Ainda assim, antecipam que deverá ser possível vacinar 1,2 milhões de pessoas durante o primeiro trimestre de 2021.

Os primeiros a receber a vacina na província serão os idosos, os cuidadores e os profissionais de saúde, garante Doug Ford, à semelhança de adultos de comunidades indígenas, residentes de lares e doentes crónicos. Os demais, avisa o premier, só deverão ser vacinados a partir de abril.

Já o governo do Québec prevê a chegada da vacina da Pfizer à província na próxima semana. O ministro da Saúde provincial diz que 2 mil residentes de dois lares de idosos não identificados serão os primeiros a ser vacinados. Christian Dubé acrescenta que entre 22 a 28 mil residentes do Québec serão imunizados até ao dia 4 de janeiro.

De recordar que o Canadá assinou um contrato para comprar pelo menos 20 milhões de doses da Pfizer. A primeira entrega de quatro milhões de doses está agendada para os primeiros três meses de 2021. O negócio também dá ao Canadá a opção de comprar um acréscimo de 56 milhões de doses.

Trudeau garante que o Canadá está perante o maior processo de imunização da sua história.