

O ministro da Energia do Québec disse que os quebequenses serão compensados por uma cobrança em excesso da parte da Hydro Quebec, mas não esperem o envio de um cheque por correio.
Pierre Arcand disse na quarta-feira que durante os últimos dois anos, os aumentos na Hydro Quebec foram inferiores à taxa de inflação, e que ele esperava que a prática iria continuar por vários anos.
A medida surge depois das queixas da Coalition Avenir Quebec.
O partido da oposição calculou que entre 2008 e 2015 a Hydro Quebec cobrou aos quebequenses um excesso de 1,4 mil milhões de dólares.
A crítica para o setor da energia, Chantal Soucy, afirmou que cerca de 40% desse valor, 587 milhões de dólares, foi pago por clientes residenciais.
Em 2015 e 2016 a tarifa residencial para a Hydro Quebec aumentou 0.7 por cento, um terço do que a empresa pública estava a pedir.
Mas em 2014, o aumento foi de 2,9 por cento, e no ano anterior foi de 4,3 por cento, apesar de um lucro recorde em 2014 de 3,8 mil milhões de dólares.
Fonte: Canadian Press