
Um hospital de Toronto para crianças é o primeiro na América do Norte a implementar um novo tratamento de diálise para pacientes jovens.
Passar quatro horas sentadas quietas, três a quatro vezes por semana, pode ser desgastante e frustrante para as crianças, e muitas sentem-se doentes após os tratamentos.
O Hospital for Sick Children é o primeiro fora da Europa a usar um novo sistema chamado hemodiafiltração (HDF) em pacientes pediátricos.
“O novo tratamento é basicamente melhorar o processo de limpeza, para que o sangue possa ser limpo de modo mais eficiente”, disse o Dr. Christoph Licht à CTV Toronto.
Licht disse que outros hospitais têm sido relutantes em adotar a HDF porque a diálise tradicional já está a funcionar. A HDF é mais cara, principalmente por causa do sofisticado sistema de purificação de água necessário para o processo.
A máquina acrescenta um grande volume de água, por vezes, tanto quanto 20 litros, para melhorar significativamente o processo de limpeza.
O novo método de diálise não é mais rápido do que a diálise tradicional, mas é muito mais eficiente na limpeza do sangue de um paciente, ajudando-os a se sentir melhor após o tratamento.
O SickKids passou os últimos cinco anos a trabalhar para trazer o novo sistema para Toronto, para que os pacientes que necessitam de filtração de sangue possam evitar os efeitos colaterais do tratamento tradicional.
Os pacientes que usam a HDF muitas vezes têm melhor pressão arterial, melhor controle de anemia, uma melhor proteção cardíaca e um apetite maior, refere o hospital.
Presentemente, a HDF só pode ser usada em pacientes que pesam pelo menos 10 kg, mas o Sick Kids espera obter software e equipamentos adicionais para tornar o tratamento disponível no futuro para os seus pacientes mais pequenos.
Fonte: CTV Toronto
