HOSPITAIS E LARES DE ONTÁRIO ESTÃO NO LIMITE

Foto: Artur Tumasjan/Unsplash
Foto: Artur Tumasjan/Unsplash

Os hospitais e lares de idosos de Ontário estão no limite e não vão conseguir lidar com a segunda vaga da pandemia. Quem o diz é a associação de hospitais da província.

O aumento de casos de covid-19 esta a preocupar a Ontario Hospital Association. Num testemunho dado a uma comissão do governo provincial, a entidade avisa que os hospitais e lares de idosos da província estão no limite das suas capacidades e que não vão ser capazes de lidar com o pico de infeções da segunda vaga da pandemia.

O problema, segundo a associação, está na escassez de recursos humanos e não na falta de espaços físicos para tratar os doentes. Por causa disso, os hospitais já estão novamente a cancelar cirurgias não urgentes, para dar vazão ao aumento de infetados pelo novo coronavírus.

O testemunho foi transmitido no dia 5 de outubro ao chamado Long-Term Care COVID-19 Commission, que está incumbido de investigar a propagação do vírus nos lares de idosos de Ontário. A informação, no entanto, só veio a púbico duas semanas depois.

Enquanto isso, dados divulgados pela imprensa canadiana dão conta de ilegalidades cometidas nos lares de idosos de Ontário. Uma análise das inspeções aos estabelecimentos concluiu que 85% dos lares da província já reincidiram na violação da lei. Entre as infrações reportadas, incluem-se, entre outras, abusos aos utentes, falhas no controlo das infeções ou o armazenamento inseguro de medicamentos.