

A Honda anunciou que vai investir $857 milhões na sua fábrica de Alliston, Ontário, ao longo dos próximos três anos.
Os contribuintes do Ontário vão garantir 10 por cento do custo total.
O anúncio surge algumas semanas depois que a província perdeu para o México a possibilidade de construir uma fábrica de motores da Ford em Windsor.
Em conferência de imprensa na quinta-feira, a primeira-ministra Kathleen Wynne disse que a província vai atribuir à Honda uma concessão condicional de $85.7 milhões para “tecnologias de ponta”, para a montagem de veículos e fabrico de motores.
Responsáveis do governo afirmaram que o dinheiro da concessão será distribuído ao longo de cinco anos.
Wynne salientou que o investimento da Honda é um “voto de confiança nos trabalhadores altamente qualificados do Ontário”, um “voto de confiança na capacidade de inovação e liderança da província”, e ainda um “voto de confiança no setor automóvel local, que permanece um dos mais fortes e diversificados do mundo”.
A Honda emprega mais de 4.000 trabalhadores do Ontário, em três das suas fábricas, e construiu mais de seis milhões de veículos na província. O investimento também vai financiar a formação dos trabalhadores, e as parcerias de investigação e desenvolvimento com universidades e faculdades do Ontário.
A empresa informou que a operação de Alliston será a primeira fábrica da Honda em todo o mundo a lançar a próxima geração Civic, em produção em massa.