

Um governo Conservador reeleito será capaz de acelerar o ritmo de criação de emprego, baseado principalmente no seu registo anterior, apesar do perigoso estado da economia global, afirmou Stephen Harper, o líder Tory na terça-feira.
Ao anunciar o objetivo do seu partido para os empregos, Harper apoiou-se num refrão familiar: Apenas o seu partido pode proteger a economia do mundo “perigoso e instável”.
Um governo Conservador terá como objetivo criar 1,3 milhões de novos empregos líquidos até 2020, igualando o número de empregos criados nos seis anos desde a recessão global. Esses postos de trabalho, segundo ele, são 90 por cento a tempo inteiro, mais de 80 por cento no setor privado, e estão “em grande parte” nas indústrias que praticam altos salários.
Vários economistas, incluindo alguns dos consultados pelos Conservadores, colocaram o objetivo de Harper algures entre o realizável e o improvável, mas não impossível. Todos observaram que a criação de emprego é fortemente dependente de forças económicas externas.
Em janeiro, a Statistics Canada disse que o país ganhou 185,700 novas posições líquidas no ano passado.
A taxa de desemprego subiu para 7,0 por cento em agosto, face a 6,8 por cento em julho, mas a economia também adicionou 12.000 empregos no mês passado.
Fonte: Canadian Press