
A banda portuguesa de Hamilton comemora 43 anos e a Irmandade de São Pedro 21 anos. Em conjunto promoveram um grande evento, no domingo, para celebrar os festejos do Espírito Santo.
Cerca de 800 pessoas reuniram-se num pavilhão do Ancaster Agriculture Society também com a missão de angariarem fundos para acorrer aos mais necessitados. A participação foi total e os objetivos alcançados.
Desde há dois anos que estas festas vêm sendo organizadas em simultâneo. Como diz o presidente da banda desde 1993, Manuel Roque, o importante é “continuarmos a ajudar quem mais precisa. Nunca damos dinheiro nem a pessoas nem a instituições. Preferimos transformar o apoio em géneros e todos saem mais beneficiados”.
A Banda Portuguesa de Hamilton é composta por 39 elementos, alguns dos quais já completamente canadianos. Até há bem pouco tempo era obrigatoriedade que todos os músicos tivessem nacionalidade portuguesa. Mas com o evoluir dos tempos e como diz Manuel Roque, “temos que nos adaptar”.
O mordomo das festas é Norberto Paiva, um açoriano que se entregou de alma e coração a estas iniciativas. Está orgulhoso do trabalho conseguido, do sucesso por todos reconhecido, mas acima de tudo por “ver os filhos presenciarem o melhor das tradições portuguesas. Farei tudo, como cristão, para que nada disto se perca. Choro sempre que ouço a nossa banda tocar o hino do Espírito Santo”.
E a festa continuou com muita música e animação. A fechar a noite, já com muita neve no exterior, Hamilton recebeu Quim Barreiros que soube transmitir a alegria da música popular portuguesa.