Guerra na Ucrânia: Trudeau não revela envio de tanques apesar do ‘ok’ da Alemanha

FOTO: JUSTIN TRUDEAU TWITTER
FOTO: JUSTIN TRUDEAU TWITTER

O primeiro-ministro Justin Trudeau não se tinha comprometido a fornecer à Ucrânia nenhum dos tanques de batalha Leopard dos militares canadianos na quarta-feira, 25 de janeiro, apesar de a Alemanha aprovar as suas exportações das nações aliadas.

“O Canadá intensificou-se significativamente e sem hesitação para apoiar o povo ucraniano e a própria Ucrânia na sua defesa da soberania da sua integridade territorial, dos princípios e valores que sustentam todas as nossas democracias contra a invasão ilegal e horrenda da Rússia”, disse o líder canadiano.

No entanto, na quinta-feira, 26 de janeiro, a ministra da Defesa Anita Anand revelou que o país vai enviar quatro dos 112 tanques Leopard 2 à Ucrânia.

“Esses quatro tanques estão prontos para combate e serão enviados nas próximas semanas”, disse Anand, acrescentando que o número de tanques entregues pode “aumentar” no futuro.

Perante os apelos da Ucrânia, o Chanceler Olaf Scholz anunciou que Berlim não só daria luz verde às nações aliadas para enviar os tanques de combate de fabrico alemão, mas que também enviaria 14 dos próprios tanques de combate para Kyiv.