Guerra na Ucrânia – Trudeau faz surpresa de 500 milhões de dólares a Zelensky

FOTO: CM.PT
FOTO: CM.PT

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, agradeceu ao Canadá o apoio militar orçado em 500 milhões de dólares, após uma visita surpresa a Kyiv do primeiro-ministro do país, Justin Trudeau. No mesmo dia, o líder canadiano disse que o Canadá apreendeu um avião de carga Antonov de propriedade russa que aterrou no país no ano passado. 

O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, anunciou, no dia 10 de junho, numa visita surpresa a Kyiv que o Canadá vai doar 500 milhões de dólares para a Ucrânia.  

Ora, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy agradece ao Canadá o novo apoio ao país. 

“Estou pessoalmente grato ao primeiro-ministro Trudeau e a todos os canadianos pelo seu apoio inabalável e inequívoco à nossa liberdade”, afirmou o presidente ucraniano.  

Trudeau também declarou ao lado do presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, em conferência de imprensa, que o Canadá se vai oferecer para treinar pilotos de caça ucranianos. 

Na visita surpresa, no sábado, 10 de junho, Trudeau estava acompanhado pela vice-primeira-ministra, Chrystia Freeland. 

Trudeau disse ainda que o Canadá apreendeu um avião de carga Antonov de propriedade russa que aterrou no país no ano passado. 

O avião estava imobilizado no Aeroporto Internacional Pearson de Toronto desde a invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022. 

“Hoje, estamos a demonstrar que as ações da Rússia continuam a ter consequências”, disse o ministro dos Transportes, Omar Alghabra, numa declaração no dia 10 de junho, após o anúncio de Trudeau. “Estamos ao lado da Ucrânia e tomaremos todas as medidas necessárias, incluindo esta apreensão, para pressionar o Presidente Putin.”