GRUPO PEDE PARA O OHIP SER ALARGADO A TODOS OS RESIDENTES

Uma coligação de profissionais de saúde, grupos de trabalho e advogados de imigração está a pedir ao Ontário para alargar a cobertura de saúde a todos os residentes, independentemente do seu estatuto de imigrante.

O OHIP For All lançou a sua campanha na terça-feira com comícios em várias cidades do Ontário, incluindo Toronto, Hamilton, Mississauga, Otava, London, Kitchener e Peterborough.

O grupo também emitiu uma carta aberta à primeira-ministra Kathleen Wynne e ao ministro da Saúde do Ontário Eric Hoskins pedindo elegibilidade para o OHIP para os novos imigrantes, os trabalhadores temporários estrangeiros, estudantes internacionais e outros, logo que eles chegam à província.

Sob o sistema atual, os recém-chegados com idade superior a 16 enfrentam um período de espera de até três meses antes de obterem o OHIP e os trabalhadores estrangeiros temporários, sem contratos, não têm cobertura.

A coligação diz que, durante esse tempo, as pessoas podem incorrer em grandes custos de cuidados de saúde, ficar gravemente doentes ou morrer, porque não podem aceder aos cuidados de saúde.

Hoskins disse que iria considerar os pedidos do grupo, acrescentando que os novos canadianos são elegíveis para alguns serviços de saúde através de centros comunitários de saúde e que os refugiados têm cobertura de saúde sob o programa de Saúde Federal provisório.

Falando em um comício em frente ao Ministério da Saúde e Cuidados de Longa Duração, em Toronto, uma porta-voz da coligação disse que alargar os benefícios do OHIP a todas as pessoas que vivem no Ontário era uma questão de direitos humanos.

Fonte: Canadian Press