GRUPO EXTREMISTA PODE VIR A INTEGRAR LISTA DE TERRORISMO

Foto: Anthony Cride/Flickr
Foto: Anthony Cride/Flickr

O grupo canadiano Proud Boys poderá vir a integrar a lista de organizações terroristas do Canadá. Ao que tudo indica vários membros do movimento de extrema-direita participaram na invasão do Capitólio, em Washington.

As autoridades canadianas estão a recolher informações sobre o grupo de extrema direita Proud Boys. De acordo com o governo federal, o objetivo é perceber se faz sentido incluir o movimento na lista de grupos terroristas do Canadá. A hipótese foi levantada devido à intervenção do grupo na recente invasão do Capitólio, em Washington.

A lista de organizações terroristas do Canadá inclui nomes como a Al-Qaeda, o Hezbollah ou o Estado Islâmico. Ainda não é claro se e quando os Proud Boys se vão juntar. O Ministério da Segurança Pública alerta, contudo, que se trata de um de vários grupos extremistas com “motivações ideológicas que está a ser monitorizado de perto. O objetivo é combater a supremacia branca e outros movimentos de extrema direita.

O grupo Proud Boys foi fundado pelo canadiano Gavin McInnes. Associado a ideologias misóginas e a discursos de ódio e de supremacia branca, foi banido do Facebook e do Instagram em 2018. Ao que tudo indica, vários dos seus membros participaram na invasão do Capitólio, na sequência de um discurso de Donald Trump.