Gripe das aves: Aves encontradas mortas em Brampton testaram positivo

FOTO: UNSPLASH
FOTO: UNSPLASH

As duas aves aquáticas mortas encontradas em Brampton deram positivo para a gripe das aves. As amostras foram enviadas para a Cooperativa Canadiana de Saúde da Vida Selvagem que confirmou o resultado.

Duas aves aquáticas encontradas mortas em Brampton tiveram resultados positivos no teste da gripe aviária.

A Câmara avançou que os dois animais foram descobertos nas áreas de Professor’s Lake e de Duncan Valley Foster South.

As amostras foram enviadas para a Cooperativa Canadiana de Saúde da Vida Selvagem para testes, e confirmaram que a causa da morte foi a gripe aviária.

A Câmara Municipal disse, em comunicado, que “dezenas” de outras aves aquáticas nas áreas também morreram e presume-se que tenham a doença.

“O risco de a gripe das aves se propagar aos seres humanos é extremamente raro. Neste momento, não existem indicadores de risco crescente para o público em geral”, completou.

A autarquia referiu ainda que vai continuar a avaliar e a recolher aves mortas nas áreas, mas não vai realizar mais testes por causa de limitações de capacidade, a menos que se trate de uma “circunstância invulgar”.

Os espaços públicos onde as aves aquáticas falecidas foram encontradas continuam abertos ao público. As autoridades dizem que a sinalização colocada obriga os cidadãos a estarem cientes de que as aves aquáticas na área podem estar infetadas com a doença.

A Câmara de Brampton apela a qualquer cidadão que contacte o 311, caso encontre uma ave selvagem doente ou morta.