Greve no Quebec: Escolas da província fecham, pelo menos, de 21 a 23 de novembro

FOTO: Édouard Beaudoin/X
FOTO: Édouard Beaudoin/X

As escolas do Quebec anunciam encerramentos à medida que se aproxima uma greve de professores de vários dias. Além das aulas, os transportes e atividades extracurriculares estão também a ser afetados.

Os centros de serviços do Quebec anunciaram que as escolas e os infantários vão estar encerrados a partir da próxima terça-feira, devido à greve dos trabalhadores.

O Front commun syndical e a Fédération interprofessionnelle de la santé du Québec, que representam os professores, o pessoal de apoio escolar e os enfermeiros do Quebec, vão estar em greve de 21 a 23 de novembro.

Esta situação levou muitos centros de serviços a anunciar a suspensão de todas as atividades extracurriculares, inclusive os transportes.

A partir de 23 de novembro, os 65 mil professores do ensino básico e secundário da Fédération autonome de l’enseignement entram em greve geral ilimitada. O sindicato, que representa os membros que trabalham no sistema escolar francês, apresentou oficialmente o pré-aviso de greve. Este grupo reúne nove sindicatos em 12 centros de serviços escolares da província.

Durante as greves, os membros do sindicato vão protestar em frente às escolas.

“A natureza da greve dos professores é tal que nos é impossível saber onde e quando serão montados piquetes, o que poderá dificultar, ou mesmo impossibilitar, o acesso a determinados locais”, lê-se numa carta enviada aos pais pelo Centre de services scolaire de la Capitale, em Quebec City.