GOVERNO FEDERAL PROMETE IGUALAR MONTANTE DO CERB

Foto: Engin Akyurt/Pixabay
Foto: Engin Akyurt/Pixabay

Um dos três novos subsídios criados no Canadá para responder à pandemia vai ser reforçado. É isso que promete o governo liberal. O chamado “Canada Recovery Benefit” prevê agora a mesma quantia semanal do “Canada Emergency Response Benefit” (CERB), que termina já este fim-de-semana.

A poucos dias do fim do CERB, o governo liberal propôs uma nova lei – a Bill C-2 – que promete o reforço de um dos três novos subsídios anunciados em agosto, para responder à pandemia.

O chamado “Canada Recovery Benefit” previa inicialmente 400 dólares semanais. De acordo com a nova proposta, submetida pelo governo no regresso do Parlamento, a ajuda será afinal de 500 dólares semanais, durante um período de 26 semanas. Trata-se da mesma quantia disponibilizada pelo CERB.

O subsídio é dirigido aos trabalhadores independentes ou contratados não elegíveis ao Employment Insurance (EI). Para se candidatarem, os interessados têm de provar que estão à procura de trabalho. Além disso, devem comprovar que perderam o emprego ou 50% dos respetivos ordenados por causa da pandemia, conseguindo, ainda assim, auferir algum rendimento por conta própria.

O “Canada Recovery Benefit” faz parte do plano de transição do CERB, avaliado em 37 mil milhões de dólares. De recordar que esse plano prevê a transição dos milhares de beneficiários do CERB para uma versão renovada e mais flexível do EI ou para os três novos subsídios criados.