GOVERNO FEDERAL APRESENTA DIA 2 DE MARÇO ORÇAMENTO PARA 2017

O ministro das Finanças, Bill Morneau, vai apresentar o orçamento do governo federal a 22 de março, o primeiro no meio da incerteza económica da era Donald Trump.
Morneau fez o anúncio na terça-feira durante o período de perguntas, anunciando o orçamento de 2017 como aquele que “criará empregos e investirá nas nossas comunidades”, além de “garantir o nosso sucesso na economia do futuro”.
O orçamento, o segundo do governo Liberal desde as eleições de 2015, chegará numa altura em que Otava e o setor empresarial do Canadá procuram avaliar os riscos de possíveis e imprevisíveis ações políticas do principal parceiro comercial do país.
Morneau, no entanto, estava muito mais interessado em falar sobre como o orçamento será um projeto para navegar numa economia de alta tecnologia em evolução do que em falar sobre a incerteza que vem do sul da fronteira.
O orçamento também acompanhará uma série de indicadores económicos mais fortes do que o esperado nas últimas semanas. Em novembro, a declaração fiscal de Morneau previa um défice de 25,1 mil milhões de dólares este ano e um défice de 27,8 mil milhões de dólares para 2017-18.
O governo de Trudeau tem sido criticado desde o orçamento do ano passado por não esboçar quando voltará a ter as contas públicas equilibradas, após uma série de projeções de défices anuais de dois dígitos até pelo menos 2021-22.
Basicamente, os Liberais estabeleceram um plano para gerar défices como uma forma de investir milhares de milhões de dólares em projetos de infraestrutura que impulsionem a economia nos próximos anos.
Morneau, todavia, reiterou que o governo continuará a ser “fiscalmente responsável”.
Fonte: Canadian Press