GOVERNO DO ONTÁRIO VAI REVELAR PLANOS DE LIMITE E COMÉRCIO NAS PRÓXIMAS SEMANAS

Canadian Press Images/Stephen C. Host
Canadian Press Images/Stephen C. Host
Canadian Press Images/Stephen C. Host
Canadian Press Images/Stephen C. Host

O governo Liberal do Ontário promete que todos os detalhes do seu plano de limite e comércio para colocar um preço no carbono e reduzir as emissões de gases de efeito estufa serão divulgados em breve.
O Ministro do Ambiente e Mudanças Climáticas Glen Murray disse na quarta-feira que o governo está a encerrar as consultas com as indústrias e os grandes poluidores sobre o que ele admite é um projeto muito complexo para a iniciativa de limite e comércio.
O limite e comércio (de emissões) impõe limites de poluição sobre as empresas, mas permite-lhes comprar créditos ou “allowances” se excederem o seu limite de emissões ou vender os seus créditos a outros poluidores se estiverem abaixo da sua permissão.
O Ontário prevê juntar-se a mercados de limite e comércio existentes em Quebec e na Califórnia, que permitem que empresas em cada jurisdição possam comprar e vender créditos de emissão, e “allowances”, um do outro. Manitoba também assinou contrato para participar no plano de limite e comércio com o Ontário e Quebec, mas vai limitá-lo a 20 grandes poluidores na província.
O orçamento do ano passado mostra que os Liberais esperam gerar 1,3 mil milhões de dólares em receitas de limite e comércio, em 2017-18, o seu primeiro ano completo de funcionamento no Ontário.
A primeira-ministra Kathleen Wynne aponta o limite e comércio (de emissões) como “uma oportunidade económica e um imperativo moral”, ao anunciar um programa de 100 milhões de dólares – financiado por receitas futuras do plano – para desenvolver tecnologias limpas no Ontário e ajudar a criar empregos.
Murray disse que o Ontario irá realizar o seu primeiro leilão para os poluidores comprarem licenças de emissão de gases com efeito de estufa no início do próximo ano, mas não tem certeza de quanto dinheiro será gerado.
Fonte: Canadian Press