

O Canadá não vai aumentar o número de novos imigrantes que serão recebidos no país no próximo ano, mas está a lançar as bases para um maior aumento nos níveis nos próximos anos.
Os números apresentados ontem na Câmara dos Comuns mostram que o Canadá vai aceitar 300 mil recém-chegados no próximo ano – o mesmo número que foi estabelecido este ano numa base temporária para acomodar um afluxo de refugiados sírios.
O ministro da Imigração, John McCallum, disse que o número de 300.000 vai tornar-se uma indicação fundamental para o crescimento futuro das metas de imigração.
O anúncio surge no meio de advertências do conselho de consultores económicos Liberal de que o país precisa aumentar os níveis de imigração em dezenas de milhares, a fim de garantir um melhor crescimento económico.
O conselho recomendou que o governo gradualmente aumentasse os níveis de imigração para 450.000 por ano nos próximos cinco anos.
McCallum diz que a cifra de 450 mil é algo a aspirar, mas insiste que a meta não foi considerada no estabelecimento do objetivo de imigração do próximo ano.
Fonte: Canadian Press