GOVERNO DE ANGOLA REAGE COM VIOLÊNCIA ÀS CRÍTICAS DA POPULAÇÃO – ECONOMIST

LusaLondres, 07 jun (Lusa) – A Economist Intelligence Unit (EIU) considera que o Governo de Angola está a reagir às críticas da população aumentando o recurso à violência e alerta que a situação económica é pior do que dizem as autoridades.

“A principal segurança do Governo contra a insurreição é a fadiga geral e a violência”, escrevem os analistas da unidade de análise económica da revista britânica, numa nota enviada aos investidores, e a que a Lusa teve acesso, na qual se afirma que “desde a queda do preço do petróleo, o Governo tem aumentado a repressão”.

No texto, intitulado “A música parou”, os analistas lembram o caso do jornalista e ativista Rafael Marques, “o mais proeminente crítico interno, e que enfrenta acusações de difamação” e o do ataque aos membros de uma “seita religiosa obscura, que fez dezenas de mortos quando as autoridades tentavam capturar o líder, embora a oposição diga que morreram mais de mil pessoas”.