GOVERNO ANUNCIA PLANO DE TRANSIÇÃO DE 37 MILHÕES

Foto: Engin Akyurt/Pixabay
Foto: Engin Akyurt/Pixabay

O Canada Emergency Response Benefit (CERB) foi alargado até finais de setembro. Depois disso, os canadianos desempregados transitam para o chamado Emloyment Insurance (EI) ou passam a beneficiar de um de três novos subsídios. Este plano de transição ronda os 37 mil milhões de dólares e foi anunciado esta quinta-feira.

O governo federal alargou o prazo do Canada Emergency Response Benefit (CERB) até finais de setembro. Depois disso, a partir de dia 27 desse mês, os milhares de beneficiários do subsídio de emergência transitam para uma versão renovada do Employment Insurance (EI) ou para três novos subsídios criados.

As alterações ao subsídio de desemprego canadiano preveem taxas mais generosas e requisitos menos rígidos do que no período anterior à pandemia. O anúncio foi feito na quinta-feira, dia 20 de agosto, pela ministra do Trabalho e pela ministra das Finanças.

Quem não transitar para o subsídio de desemprego pode candidatar-se a um de três novos apoios. O primeiro desses subsídios é dirigido aos trabalhadores independentes não elegíveis ao Employment Insurance. Há ainda um apoio destinado aos cuidadores de crianças ou idosos, nessa situação devido ao encerramento de centros de acolhimento. O terceiro apoio é dirigido a quem estiver infetado ou em isolamento por causa da covid-19.

O custo total destas alterações é de 37 mil milhões de dólares: 8 mil milhões vão para a extensão do CERB, 22 mil milhões para o subsídio destinado aos trabalhadores independentes e 7 mil milhões para custos adicionais com o Employment Insurance.