GOVERNO ANUNCIA 142 MILHÕES DE DÓLARES PARA REFORÇAR A CIBERSEGURANÇA CANADIANA

(AP / Damian Dovarganes)
(AP / Damian Dovarganes)
(AP / Damian Dovarganes)
(AP / Damian Dovarganes)

O governo federal está a injetar um montante adicional de 142 milhões de dólares no seu orçamento de cibersegurança, num esforço para prevenir futuros ciberataques contra alvos do governo e do setor privado no Canadá.
O ministro de Segurança Pública Steven Blaney anunciou os fundos numa conferência de imprensa em Otava na quarta-feira. O dinheiro será utilizado para combater todo o tipo de ameaças online contra sites do governo e privados, incluindo violações de dados bancários, ataques a websites e fraudes online.
Parte do dinheiro adicional vai ajudar a financiar um grupo de especialistas em cibersegurança da Real Polícia Montada do Canadá (RCMP) que se dedicará a investigar ameaças online.
O reforço do orçamento para a cibersegurança surge no seguimento de vários ataques de alto perfil, incluindo ataques a sites da RCMP, o site do CSIS e uma violação de informações pessoais no Ashley Madison, um site com sede em Toronto utilizado para facilitar os casos extraconjugais.
Nenhum suspeito foi preso em qualquer um desses ciberataques recentes.
Durante o seu anúncio, Blaney salientou a importância de ajudar as empresas privadas a reforçar a sua segurança contra eventuais ciberataques.
Quando perguntado, Blaney não forneceu um cronograma concreto para quando a força de cibersegurança dedicada da RCMP vai começar a supervisionar a web. Ele salientou que o governo já tem medidas de cibersegurança em vigor, e o novo financiamento vai simplesmente reforçar o que já existe.
Mais tarde, Blaney afirmou ao CTV News Channel que este novo financiamento tem estado a ser trabalhado há meses. Ele sublinhou que o dinheiro vai ajudar os governos a mais facilmente monitorizar ameaças (online) contra empresas privadas.
Apesar da despesa adicional, Blaney insistiu que o seu governo ainda vai equilibrar o orçamento deste ano.
A insistência de Blaney aconteceu no mesmo dia em que o Diretor de Orçamento Parlamentar projetou um défice federal de mil milhões de dólares em 2015.