GOVERNADOR DO BDP DEFENDE INDEXANTE ALTERNATIVO À EURIBOR NOS CRÉDITOS

LusaLisboa, 27 abr (lusa) – O Banco de Portugal defende que a taxa Euribor já não reflete os custos de financiamento dos bancos quando concedem empréstimos e que deve ser criado um indexante autónomo que aproxime o custo dos créditos à remuneração dos depósitos.

“Em relação aos contratos de crédito a celebrar no futuro, poderia equacionar-se a possibilidade de construção de um indexante alternativo, representativo da remuneração média dos depósitos no sistema bancário português”, disse hoje o governador, Carlos Costa, numa audição na Comissão de Orçamento Finanças e Modernização Administrativa sobre as taxas de juros dos créditos, que já terminou, estando agora a ser ouvido na mesma comissão sobre Novo Banco, mas à porta fechada.

Segundo Carlos Costa, no momento em que o sistema bancário português tem um rácio de transformação de depósitos em crédito de 102%, tal significa que os bancos financiam a quase totalidade do crédito com depósito, o que compara com a situação de há alguns anos, em que parte substancial do crédito advinha do financiamento nos mercados.