
A Google Canada assinou acordos com oito editoras canadianas. A ideia é criar um novo produto e programa de licenciamento que vai pagar às agências de notícias para criar e promover jornalismo de alta qualidade.
A filial canadiana da gigante de tecnologia, Google, vem trazer uma nova iniciativa para o jornalismo no Canadá, ao assinar acordos com oito editoras canadianas.
A Google Canada traz o projeto Google News Showcase, que vem oferecer um espaço personalizável para redações produzirem, distribuírem e explicarem informações essenciais aos leitores. O novo produto e programa de licenciamento pretende criar e promover jornalismo de alta qualidade.
A Google diz que está a pagar às agências de notícias pelo acesso aos conteúdos como parte dos acordos de licenciamento, dando aos canadianos acesso a uma ampla gama de notícias e potencialmente gerar novas assinaturas para esses meios de comunicação.
Segundo as declarações da vice-presidente e gerente nacional da Google Canada, Sabrina Geremia, à imprensa canadiana, os jornalistas foram uma tábua de salvação durante a pandemia. Além disso, Geremia acrescenta que a empresa também está a expandir a Google News no Canadá e planeia formar 5 mil jornalistas canadianos em competências digitais nos próximos três anos
Os editores que assinaram acordos com a Google Canada representam mais de 70 organizações de notícias nacionais, regionais e comunitárias, em francês e inglês.
Embora a Google não tenha revelado o valor dos oito acordos de licenciamento no Canadá, a iniciativa faz parte de um gigante investimento de mil milhões de dólares em parcerias globais com editoras de notícias, que a Google anunciou no ano passado.
