GAO ACONSELHA URGÊNCIA A CABO VERDE NA RESOLUÇÃO DA “SITUAÇÃO INSUSTENTÁVEL” DE EMPRESAS PÚBLICAS

LusaPraia, 09 Nov (Lusa) – O Grupo de Apoio Orçamental (GAO) aconselhou hoje Cabo Verde a resolver “rapidamente a situação financeira insustentável” das empresas públicas de transporte aéreo e habitação, considerando que atrasos na sua reestruturação representam “um grande risco” para a economia.

A posição do GAO, que tem como membros o Banco Africano de Desenvolvimento, o Banco Mundial, o Luxemburgo, Portugal e a União Europeia, surge num comunicado lido aos jornalistas no final da segunda missão anual de avaliação a Cabo Verde feita por aquele organismo e que hoje terminou na cidade da Praia.

“Os membros GAO incentivam o Governo [de Cabo Verde] a procurar rapidamente medidas que possam pôr cobro à situação financeira insustentável por que passam algumas entidades estatais, em particular os Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV) e o IFH (Imobiliária, Fundiária e Habitat)”, defende o grupo.