
Alphonso Davies, principal estrela do futebol canadiano, é o primeiro futebolista da história a ser nomeado embaixador da boa vontade global da Agência de Refugiados da ONU. O craque, que joga no Bayern de Munique, lembra os tempos em que viveu como refugiado no Gana.
É estrela dos relvados europeus. Joga no todo poderoso Bayern de Munique, vencedor de Champions, Bundesliga e a principal referência da seleção de futebol do Canadá. Tudo isto aos 20 anos. Acrescentou uma nomeação surpreendente, já que ninguém no futebol assumiu tamanha posição. Alfonso Davies foi nomeado embaixador da boa vontade global da Agência de Refugiados da ONU. É também o primeiro canadiano no cargo.
“Nunca me vou esquecer de onde venho. Faz parte da minha história e estou feliz em partilhá-la. Motiva-me a cada dia a ser quem eu sou, estender a mão às pessoas para dizer-lhes que ajudem. Eu só quero ser um modelo para os outros refugiados também. Para olharem para mim, para lhes dar esperança e dizer que se acreditarmos em nós mesmos, podemos fazer a diferença”, revela Alphonso Davies.
A história de Alphonso Davies é bem conhecida no Canadá. A estrela nasceu num campo de refugiados no Gana. Os pais fugiram da Libéria por causa da guerra civil. Na altura, o pequeno Davies tinha apenas cinco anos quando a família chegou ao Canadá.
Quinze anos depois de sair do Gana, Alphonso Davies brilha na Europa, no Bayern de Munique onde já conquistou tudo o que muitos ainda sonham conquistar e, por isso, nem quer imaginar se ainda hoje estivesse no país onde nasceu.
Em 2020, Alphonso Davies, começou a apoiar Agência de Refugiados da ONU e no mês passado ajudou a lançar uma campanha do Governo canadiano chamada Juntos pela Aprendizagem, para promover o acesso à educação de qualidade para os refugiados em todo o mundo. Agora, o senhor embaixador está concentrado em ajudar a seleção do Canadá nas eliminatórias de acesso à maior competição de futebol do planeta: o Mundial de seleções.
